quinta-feira, 7 de julho de 2011

CADÊ A BITUCA DO SEU CIGARRO?

Boa noite pessoal!!

Volteii ao blog.. depois de alguns dias sem postar... mas voltei rapidinho neh! rs

O assunto de hoje é sobre uma questão muito importante para a preservação do meio ambiente. Afinal, quem recicla tem a consciência da importância das atitudes sustentáveis para o nosso planeta!

Aliás, O QUE VOCÊ FAZ COM A BITUCA DO SEU CIGARRO? Esse é um dos maiores problemas do meio ambiente! Enfim, encontrei alguém que pensa nisso!

Hoje, entrei no meu Facebook e um amigo meu postou o seguinte: "andei pensando nesses dias: o que fazer com as bitucas de cigarro?" Graças a ele cheguei ao tema de hoje!

Vi que haviam muitos comentários, mas nenhuma resposta definitiva... então, no mesmo instante  fui pesquisar!

E vejam só o que eu encontrei!
Marco Antonio Barbosa Duarte, aluno da Universidade de Brasília, em 2003, com a orientação da professora do Instituto de Artes Thérèse Hofmann e do Professor do Departamento de Química Paulo Suarez, desenvolveu um projeto de reutilização de bitucas de cigarro! É isso mesmo! 

O projeto consiste em utilizar as bitucas de cigarro para transformar em papel reciclado! "Aproveitamos toda a bituca: o filtro e o tabaco fornecem as fibras que dão origem ao papel e as cinzas podem servir de base no processo", explica Marco.

E o melhor é que a bituca é 100% reaproveitada. "O processo basicamente consiste em  separar as pontas e os filtros que são misturados a soda cáustica e água oxigenada e então cozidos. Essa pasta resultante é colocada para secar e  origina o papel. O reaproveitamento é de 100%, uma bituca que pesa em torno de 0,4 g resultará em 0,4 g de papel reciclável." (Blog Evolução Sustentável).

Outra idéia muito legal também está sendo praticada no Município de Votorantim (SP). A Cidade possui um Sistema de Coleta de Bitucas de Cigarro que recolhe uma boa parte desses resíduos poluentes das ruas instalando coletores na porta dos estabelecimentos públicos e privados. Além da coleta a Cidade investe na divulgação e conscientização da população para aderir ao movimento.

"O material será recolhido regularmente e encaminhado para outra empresa, a Conspizza, em Uberlândia (MG), responsável pelo processo de compostagem. Após a retirada dos metais pesados e outros componentes agressivos, os restos de cigarro serão misturados a um composto orgânico e resíduos vegetais." (Blog da Saúde).

Esse adubo é utilizado nas plantas que fazem parte de um projeto da Cidade de Votorantim, de recuperação ambiental.

Muito legal essas iniciativas contra a poluição do meio ambiente!! Adorei!! 

Difícil vai ser o Brasil inteiro aderir a estas e outras iniciativas contra a poluição da Bituca de Cigarro, mas um dia a gente chega lá!! Afinal... a esperança é a última que morre, neh!? rs

Depois dessa matéria, o você vai fazer com a bituca do seu cigarro????

Vamos despoluir Galeraa!!!

Bjinhusssss


 

Um comentário:

  1. Parabéns pela matéria. Participe do nosso blog.

    Estamos nesta luta para evitar que este pequeno grande lixo prejudique a natureza.

    Abraços,
    Osnildo

    ResponderExcluir